Saiba mais sobre...

Tuesday, August 01, 2006

Os muffins...

Muffin vem de muff, que é uma palavra inglesa quedesigna conforto, proteção. Criados nas casas dasvovós inglesas, esses bolinhos fofos remetem mesmo ao aconchego e, por isso, fazem parte também da chamadaconfort food. É difícil precisar quando eles chegaramno Brasil, mas é fato que hoje eles estão presentes emquase todos os cafés e brunchs do país.

Em versões babys, eles são vendidos em larga escalanos supermercados. Mas quem resiste ao verdadeiromuffin, saindo quentinho do forno da padaria?"Incluímos essa receita e a aceitação é muito boa. Mastivemos que fazer algumas modificações".As alterações a que ela se refere foram importantíssimas para que essa receita inglesa dessecerto no Brasil. Isso porque os paladares da terraalém-mar dão preferência a sabores mais secos do queaos açucarados, como por aqui.

"O muffin original éfeito com frutas secas e uvas-passas. E brasileiro não acha tanta graça nisso", que incluiu chocolate na preparação da sobremesa. Os muffins salgados, já tradicionais na Inglaterra enos Estados Unidos, são as novidades que vão testar,mais uma vez, o gosto do público.




Em outros locais,como no recém-inaugurado café Shouk, em São Paulo, osbolinhos com recheio de azeitonas e ervas provence,espinafre com curry e milho verde com cenoura eparmesão já fazem parte do cardápio. "Eles sãomaravilhosos e os de espinafre estão fazendo muitosucesso", os muffins até podem ter sido originadosna Inglaterra, mas não desconsidera as controvérsias."Eles foram influenciados pelas tradições indianas,com certeza", diz ele. Isso explicaria porque nasreceitas da casa, o toque de curry, tradicionaltempero na Índia, acabou dando tão certo. "Tambémtrouxemos a versão banana com especiarias e ao estilomexicano", os muffins, mesmomodificados, são pratos consumidos em todo o mundo.Muffin ou bolinho?,, os muffins e os bolinhosbrasileiros partem do mesmo princípio e podem serconsiderados semelhantes.


"O chá daInglaterra se perdeu, o milkshake dos Estados Unidosse perdeu... Aqui, as pessoas comem os muffins comcafé, capuccino, sucos e até com vinho", arrisca ele.Não importa quando nem onde surgiu e, muito menos, como que combina; é difícil resistir a eles de qualquermaneira.Delícias inglesas Elas se deram no Brasil:

Muffins: são bolinhos feitos com massa de baunilha,bem aereada e fofinha, e com recheios variados, quepodem ser salgados ou doces. Os de frutas secas,passas e frutas vermelhas são mais tradicionais noexterior. No país, os muffins que mais agradam mesmosão os recheados com chocolate ou com pingos dechocolate na massa.
Cookies: são bolachas preparadas com massascrocantes, que podem ser assadas em vários formatos.Os mais típicos são de forma achatada e levam pingosde chocolate ou frutas secas na massa. Uma variaçãocriada no Brasil é a massa feita com açúcar mascavo: ocookie fica mais escuro e é ideal para quem só podeconsumir esse tipo de doce.
Brownies: confundidos com pedaços de bolos, eles sãofeitos de uma massa de chocolate amargo prensada.
Os brownies geralmente também possuem uma cobertura feita com chocolate derretido e não aceitam recheio. Noentanto, podem ser acrescentados nozes ou castanhas namassa e na cobertura para variar os sabores.Ou não..
.Cup Cakes: os bolinhos feitos em xícara não deramcerto nas padarias e cafés daqui. Parece quebrasileiro prefere os bolinhos que, desenformados,podem ser degustados com a mão, sem o uso de talheres.

Cinnamon Roll: é uma espécie de massa folhada decanela, que já foi trazida para o Brasil por alguns estabelecimentos, mas que não rolou - sem trocadilhos.O paladar brasileiro gosta mesmo de doces bem açucarados .

0 Comentários:

Post a Comment

<< Home