Saiba mais sobre...

Sunday, May 28, 2006

Visitando o Mercado Municipal de São Paulo...




Começou a ser construído em 1928, com 12.600m2 de área construída. O projeto demorou quatro anos para ser preparado.
Ergueu-se um prédio com requintado acabamento, coleção de belos vitrais e uma excelente solução de iluminação natural, A intenção era criar um ambiente que transformasse o corriqueiro ato de comprar em um passeio cultural.
Os 55 vitrais com estilos góticos, feitos vitralista Conrado Sorgenicht Filho, retratavam cenas de produção agrícola e pecuária do interior paulista.
Em 1932 já estava tudo pronto. Foi quando estourou a Revolução Constitucionalista e o local acabou tornando-se paiol de armas e munições. A inauguração oficial foi doa 25 de janeiro de 1933. .
Aos poucos, os comerciantes do Mercado Velho, foram se transferindo para o Novo Mercado. Quase ninguém acreditava no sucesso do Mercado, pois para aquela região da cidade não havia nenhuma condução. Somente em 1939 é que começaram a circular as três primeiras linhas de bonde servindo as ruas próximas ao local.

Hoje, muita coisa mudou em São Paulo. Porém, ao entrar no Mercado Paulistano, percebe-se uma certa nostalgia no ar, nas conversas, e até mesmo na forma diferenciada e especial como os comerciantes atendem à clientela. Um tratamento carinhoso que eles aprenderam com seus avós e pais, e que hoje estão ensinando aos filhos.

Com o Programa de Revitalização do Centro de São Paulo, o Mercado Municipal foi beneficiado. Além da recuperação da fachada, vitrais e pintura, o prédio também recebeu novas instalações, como o subsolo, o antigo Salão de Leilões (hoje Salão de Eventos) e o mezanino, que deverá abrigar oito restaurantes em novembro.

O mais tradicional ponto de gourmets da cidade de São Paulo, o "Mercadão" surpreende com a variedade de alimentos nacionais e importados. São 281 boxes com mais de mil empregados para atender cerca de 20 mil fregueses; que, a cada dia, levam mais de 350 toneladas de alimentos.O mercado conta com uma área de alimentação. um mezanino com diversas opções para alimentação foi construído. Além de comer o tradicional pastel de bacalhau ou sanduiche de mortadela, os visitantes também podem comer os tradicionais pratos brasileiros, como arroz e feijão, ou até apreciar a culinária japonesa optando por sushi e sashimi.

E a tradição do lugar também pesa: é ponto de negócios entre camponeses e comerciantes da região, desde sempre.
Além das bancas de frutas, doces, quitutes e tem pelos do Brasil todo (e que conquistam pela aparência e pelo cheirinho bom), encontram-se umas coisas inusitadas... como os estupendos presuntos cozidos (muito mais gostosos que o presunto ...), frutos do mar fresquinhos , uma grande variedade de peixes em filé, postas, enteiros, carne de aves, de avestruz, perdiz, pato, e as suculentas costelas de cordeiro , as mais frescas da cidade segum especialistas, gastronomos e chef de cozinhas...

Logo na entrada do mercado depara-se com uma grande variedade de iguarias entre embutidos, queijos e temperos, ervas , peixes frescos, mas o sem duvida nehuma , é o bacalhau a grande estrela do local, encontrando-se na maiora dos lugares do mercado e onde , além de vender suasdeçliciosas postas prontas pra o consumo, tambem podemos nós deleitar com o maravailhoso pastel de bacalhau..... Foi o mais recomendado quando anunciei minha vista ao lugar, quem houve falar do mercado municipal e nao identifica logo esse gostoso pastel? bom preço, muito bem receheiado e elaborado..Outra atracção são os sanduiches e mortadelas estupidamente deliciosos !!!!!!!!!!

Os preços de bacalhau são mesmo os melhores: Bacalhau do Porto fatiado e embalado podia ser encontrado por cerca de 40 reais. Mas tem pra todo gosto: até cortes do peixe por 80 reais. Característico do Mercado Municipal e de outros pontos do Centro que oferecem muita opção e bom preço

O Mercado Municipal, reduto dos amantes da gastronomiaPaulistano que se preza não vive sem uma lanchonete por perto – um lugar onde se possa tomar um cafezinho ou matar a fome que aparece fora de hora com um lanche feito na chapa. Quando o Mercado Municipal foi fundado, não podia ser diferente. No corredor G, número 7, estava a lanchonete São Jorge, a primeira do Mercadão. Na década de 60, um casal de imigrantes portugueses comprou o bar, que foi batizado com uma combinação dos nomes dos sócios – Horácio Gabriel e Accácio – Hocca Bar

Se enquanto você estiver saboreando o Néctar dos Deuses – que leva acerola, melão, abacaxi e laranja, ou outra combinação, dependendo da estação do ano – bater aquela fome, não hesite em escolher um dos sanduíches exclusivos do Hocca para acompanhar: o Perdição de Picanha pode ser uma ótima pedida.
A sensação de estarmos em outra época continua quando andamos pelos corredores do Mercado, sentindo em cada uma de suas 316 bancas um aroma diferente. Não contentes com os olhares curiosos dos passantes, os vendedores não se limitam a chamá-los e cumprimentá-los e oferecem desde frutas até patês e queijos suíços – o que torna a visita irresistível. E o que é muito comum: não se intimidam se o comprador resolve embarcar na conversa e pechinchar

Instalada no Mercado Municipal desde a sua inauguração, a Charutaria Bruno foi fundada por Risieri João Bruno, hoje com 86 anos. Sessenta deles foram passados sob o teto do Mercadão. Há seis anos, o sr. Risieri vendeu a banca a Gelson Batista dos Santos, que era dono de um empório no Mercado desde 1966. Amigos há mais de 20 anos, Gelson - que trabalha há 34 no Mercado - conta que Risieri "estava muito velho para trabalhar, por isso vendeu a banca".

Emáteria de ervas e temperos :para que as pessoas conheçam as variedades de ervas e especiarias que tem aqui, preparamos uma tabela com as mais interessantes", diz Roberto (dono de um boxes). "Porque muita gente só conhece o manjericão ou o coentro", observa.
G. Frederico Especiarias: mais de 500 itens. Não é só de orégano que vive o mundo dos temperos. Além do açafrão originário do Mediterrâneo, é possível encontrar as belas sementes de papoula - usadas em aperitivos com queijos e patês -, que mais parecem contas de um colar.

Ou então, a pimenta da jamaica - que vai bem em cozidos de carne ou vitela -, ou a páprica espanhola - recomendada para temperar coquetéis de camarão.
Para aqueles que querem algo mais além de especiarias, Roberto dá a dica: "Essa banca é um dos poucos lugares em que se encontram conservantes para embutidos ou tripas para serem recheadas conforme o gosto do freguês", conta, mostrando os produtos. Todos eles podem ser despachados pelo correio para quqlquer lugar do Brasil.

A visita acaba, que lugar fantastico, a sensação de estar num outro lugar, numa epoca diferente, conhecer um mundo recheiado com as maravilhas da gastronomia, não só do brasil mas sim de qualçquer canto da terra...

Es quase que inevitavel voltar a são paulo e não passar novamente pelo mercado, onde sempre encontraremos uma parte do Brasil, da sua historia, da sua cultura, costumes, da vida que ao longo dos anos o paulistano e brasileiros em geral ter degustado nesse lugar o sabor das maravilhas do mundo da gastronmia


0 Comentários:

Post a Comment

<< Home