Saiba mais sobre...

Wednesday, October 11, 2006

Filé au Poivre... Rescatando uma Tradição!!!1

Desde tempos remotos a pimenta condimenta a carne. No século 1, o gastronomo romano Apicio a recomendava pra combater o mau cheiro das carnes faisandées, ou seja procesadas um pouco antes de se tornarem imprestáveis, para guardarem o sabor caraterístico. O mesmo conceito foi dado no século 14 pelo cozinheiro francês Guillaume Tirel, apelidado Taillevent (en virtude do eneorme nariz) "que parecia cortar o vento")

A Cozinha da época apreciava o sabor picante da pimenta e seu contraste com o agridoce.

No livro LE VIANDIER, uma das mais antigas obras de culinaria escrita em francês , Taillevent menciona carnes temperadas com pimenta. Más há grande posibilidade da receita do Filé au Poivre ter sido sistematizada apenas no século 19, por obra de Auguste Joliveau do CAfé de Paris, na aveneu de L´Opéra.

Sua f ormula valoriza o fié mignon, carne localizada abaixo das vértebras lombares do boi e extremamente tenra, pois practicamente não é movimentada durante a locomoção do animal. Muita gente o acxha semn graça , mas a objeção é injusta . O filé mignon aceita molhos de varias naturezas originando diversos clássicos. São exemplos os filés Chateaubriand, á Diana , ao molho de mosrtada, á Wellington, en croûte, , Henri IV e au Poivre. Esse último , como nome indica , deve sua forte personalidade á mais cosmopolita das especiarias.

No Restaurante Nativo , rescatei esse classico da culinaria Internacional e reapresentei ele acompanhado de Batatas Pursianas e Salada Ceasar. Sabor forte de pimenta e flambado com Cognhac , esse prato ter sido ate agora um dos mais pedidos pelo nossos clientes...



Confira em breve sua receita na sessão de Receitas....

0 Comentários:

Post a Comment

<< Home